
Dezembro laranja, mês da campanha de prevenção do câncer de pele, onde o objetivo é alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce da doença.
Atenção redobrada nesse verão com a exposição excessiva ao sol. É essencial o uso do protetor solar, pois a radiação solar composta pelos raios UVB e UVA prejudica a saúde. Evite a exposição ao sol nos horários entre 10h e 16h, a densidade dos raios UVB e UVA variam pouco ao longo do dia, são mais intensas nos dias ensolarados e dias nublados.
Os Sintomas são variados, podendo ser uma lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente; ou uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; e até mesmo uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.
Caso encontre alguns desses sintomas, passe em um médico dermatologista. Porque prevenir é a melhor opção! 🧡