fbpx
contato@ceagguarulhos.com.br
Estrada do Caminho Velho, 130 | Pimentas | CEP: 07252-312 | Guarulhos - SP

Quais são os benefícios do caju?

Você sabia que o caju é um pseudofruto? Antes de te responder, você sabe o que é pseudofruto?

O pseudofruto ou “falso fruto” é a estrutura suculenta que contém reservas nutritivas, mas que não se desenvolvem a partir de um ovário. 

No caso do caju, o fruto verdadeiro corresponde à estrutura que contém somente comestível, conhecida como castanha de caju.

O caju é rico em vitamina C, possui cálcio, magnésio, potássio, ferro, zinco, cobre e fósforo. Confira abaixa os benefícios à saúde:

1) Ajuda no controle da diabetes
As fibras da castanha de caju, fazem com que a glicose seja absorvida mais lentamente durante a refeição.

2) Auxilia no controle da pressão arterial e colesterol
A castanha de caju possui magnésio em sua composição, controlando assim os níveis da pressão arterial e colesterol, evitando crises de enxaquecas, dores de cabeça e o aumento do colesterol. Alivia também as tensões.

3) Ajuda a perder peso
O caju pode te ajudar na perda de peso, pois é pouco calórico e rico em fibras, retardando assim o esvaziamento gástrico e dando a sensação de saciedade. As fibras quando consumidas com muita água, ajuda no funcionamento do intestino, contribuindo na diminuição do inchaço abdominal.

4) Benéfico para a visão
O caju ajuda a prevenir a catarata, pois é rico em zeaxantina e luteína, protege e fortalece a visão contra problemas de saúde e de doenças degenerativas macular, que surgem com a idade.

5) Ajuda na saúde dos ossos
O caju é rico em magnésio, cálcio, ferro, zinco e potássio, são minerais essenciais. Ajuda na saúde óssea e combate a osteoporose.

6) Ajuda na digestão
O caju possui componentes que têm propriedades anti-H.Pylori, ajudando assim a combater úlceras e gastrite associadas à bactéria H. pylori.

7) Previne pedras nos rins
O caju é considerado diurético, ajuda na eliminação de líquidos. Os cálculos renais têm como fator associado ao colesterol e o caju ajuda na redução do nível de colesterol, por conter magnésio. Pode controlar também o cálcio no organismo que contribui na formação dos cálculos renais.

8) Aumenta a imunidade
O caju é benéfico para o sistema imunológico, justamente por ser rico em zinco e vitamina C. O zinco contribui para diminuir o estresse oxidativo e o surgimento de inflamações. A vitamina C contribui para as defesas do organismo, protegendo assim, o tecido epitelial e promovendo atividade antioxidante. Quanto mais maduro, mais vitamina C o caju terá.


9) Auxilia na energia e disposição
O caju tem no seu componente as vitaminas do complexo B, em especial a B2 (riboflavina) e a B3 (niacina), que estão envolvidas nas reações que geram energia para o organismo.

10) Auxilia na boa saúde cardiovascular
O caju reduz o colesterol total, quanto o LDL. Com a redução ajuda a prevenir doenças cardiovasculares como infartos e AVC. Diminui também a pressão sanguínea e melhora a circulação.

Impressionante como uma fruta previne diversas doenças e ajuda na saúde, né?

Consuma caju e tenha uma vida mais saudável.

Fonte: Uol.vivabem; Amigosdobem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *